terça-feira, 26 de março de 2013

Our wedding tree


Uma das minhas maiores alegrias nessa vida pós casada é receber e-mails, mensagens e recados de outras noivas me perguntando coisas sobre o meu casamento, tirando dúvida de algum serviço ou elogiando cerimônia e festa!


Isso é bom demais e adoro responder a todas! Tudo isso me faz relembrar os bons momentos daquele dia incrível e por isso tenho vontade cada vez mais de continuar com este blog.
Quando eu era noiva, eu tinha muitas intenções de compartilhar tudo aqui, cada detalhe dos preparativos, mas meu tempo foi passando rápido demais!
Mas mesmo agora depois do casório, de vez em quando vou vir aqui matar a saudade e postar alguma coisa do meu casamento.

Hoje vou falar de uma de minhas maiores recordações do dia: a nossa "wedding tree" ou árvore do casamento.

A primeira vez que vi essa novidade foi em blogs americanos (assim como a maioria das minhas inspirações para o casamento).

Depois de ver pela primeira vez, achar lindo e ficar paquerando por um tempo, resolvi que também queria ter essa lembrança.

A árvore é praticamente um livro de assinaturas, só que de uma forma diferente. Funciona assim: uma árvore é desenhada só que seus galhos não possuem folha nenhuma. Os convidados sujam o dedo com tinta verde e "carimbam" a digital próxima aos galhos, imitando as folhas. E depois assinam por perto. O visual final é lindo!

No começo, li alguns comentários de noivas americanas indo contra a ideia, argumentando que os convidados iriam ficar com o dedo sujo na festa! Mas li também muita coisa boa sobre o assunto, e principalmente falando da escolha das tintas certas para isso. Li que algumas tintas são melhores de se usar, pois saem facilmente dos dedos dos convidados (para ninguém ficar com o dedo sujo na festa) e que secam rápido no papel, evitando manchar a árvore com esbarrões que acontecem sem querer em cima da tinta.

E assim começou a minha busca para começar a árvore: a tinta ideal. Na verdade, nada mais é do que uma carimbeira, ou seja, não é uma tinta em si, mas sim aquela almofadinha que se usa para carimbar algo. Pesquisei e escolhi a marca da tinta que as noivas americanas mais usavam. Tentei comprar aqui no Brasil, mas na época acabei não achando nos lugares e sites que procurei, então resolvi comprar nos EUA mesmo. Comprei pela internet, pelo site da Etsy (www.etsy.com). 
Depois fiquei sabendo que parece que tem essas tintas na Casa das Artes, na quadra 102 Norte.

Comprei dois conjuntos de almofadinhas de tintas, pois fiquei na dúvida de qual verde eu usaria, se eu usaria vários tons ou uma cor só... enfim, resolvi comprar dois conjuntos. Um deles chama "Rain Forest" e o outro chama "Forest Floor", ambos da marca Color Box - Cat's Eye Inkpads - QUEUE.





Tinta Rain Forest



Tinta Forest Floor


Da compra até a chegada das tintas foram menos de 30 dias.

Assim que chegaram, comecei a providenciar o papel que eu iria fazer a árvore. Mais uma vez, pesquisei tamanhos, tipos de papéis etc. Como eu mesma iria desenhar e pintar a árvore, teria que ser um papel mais encorpado e comecei a procurar pelo papel Canson. Comprei vários tipos e tamanhos para testar. No fim resolvi usar um papel Canson meio marfim, do tamanho aproximado 42 x 60 cm.

A árvore eu mesma desenhei e me baseei em dois desenhos que achei na internet, também em sites americanos. Em um dos galhos, resolvi fazer também dois passarinhos representando os noivos e um ninho vazio (afinal ainda não temos nossos filhotes!).

Comprei tinta marrom para pintar o tronco e galhos da árvore, tinta verde para fazer a grama e tinta vermelha para pintar os passarinhos na árvore.

Fiz um teste do desenho para ver como ficaria e para ver quantas digitais caberiam.
Sei que nem todos os convidados assinam a árvore (alguns nem a veem), mas como eu tinha 200 convidados, queria que a árvore desse para pelo menos 100 digitais.

Fiz também os testes das cores das tintas e decidi pelos tons mais escuros, aqueles do lado direito inferior da figura abaixo.


Primeiro teste da confecção da árvore e teste das diferentes tonalidades de verde que eu tinha comprado.


Tomei vários cuidados como comprar lenços umedecidos (esses de neném mesmo) para limpar os dedos dos convidados, um lugar para deixar os lenços limpos, um lugar para descartar os lenços sujos, duas canetas para a assinatura (caso sumisse uma) e um quadrinho explicando como funcionava a nossa árvore.


Kit que providenciei para o dia: lenços umedecidos para limpar os dedos, 4 tons de tinta verde, canetas pretas e um vasinho para servir de lixeira para os lenços usados.


Fizemos também uma espécie de instrução e deixamos perto da árvore.


No fim das contas, fiz a árvore definitiva e isso sim foi uma correria. Acabei deixando isso por último e eu só a fiz um dia antes do casamento! Imagina... Acordei cedo só para fazer isso. Nem deu tempo de escrever embaixo da árvore "Lívia e Samuel - 08 de junho de 2012" e acabei levando a árvore para o casamento sem isso escrito. Depois que ela voltou prontinha é que coloquei os escritos.

Como tudo ficou para o grande dia!


Antes do casamento, quando eu fui levar as coisas para a cerimonialista, expliquei a ela o que era a árvore, onde eu gostaria que ela fosse colocada na festa (pedi uma mesa para a decoradora só para colocar a árvore) e como os convidados deveriam proceder.
Gente, ela foi tão cuidadosa com a minha árvore, mas tão cuidadosa, que ela foi passando de mesa em mesa e pedindo para os convidados irem lá assinar. Ela controlou tudo de perto para não deixar ninguém fazer besteira ou borrar tudo. Resultado: ficou maravilhoso!!!

Mas eu só vi a nossa árvore no dia seguinte e fiquei radiante de felicidade de tudo ter dado tão certo! Foi aí que as pessoas me contaram como a cerimonialista foi cuidadosa com isso. Agradeço muito esses e outros carinhos da Cristina Gomes, que também assinou minha árvore!


Foto tirada pelo fotógrafo Tim Spíndola, com a árvore sendo feita no dia do casamento.


Fiquei por muitos meses olhando todas as assinaturas, identificando uma a uma. Um carinho sem preço!

E depois como ela ficou com os escritos e moldura, enfeitando a sala do nosso apartamento!
Perfeito olhar para isso todos os dias!




Enfim, a árvore completa com os escritos e moldura!


Enfeitando nossa casinha!


3 comentários:

Karina Souza disse...

Q MARAVILHA LIVIA, AMEI SUA ARVORE, E POR VC TER NOS MOSTRADO COMO FAZE-LA.PARABENS E MUITO OBRIGADA...SÓ UMA DUVIDA, JA PENSEI EM LEVA-LA COM MOLDURA, O QUE ACHA? E EM RELACAO AS TINTAS TEM ALGUMA OUTRA DICA QUE POSSO USAR, DE PREFERENCIA MAIS EM CONTA PORQUE TENHO 400 CONVIDADOS RSS..ABRAXUX

Michele disse...

Lívia, te agradeço muito, muito mesmo por esse seu relato! Isso me ajudou muito a conseguir decidir algumas coisas que faltavam, como por exemplo, as instruções para o convidado e a questão do lenço umidecido. Pensei nos lenços umidecidos individuais, mas eles têm um custo alto. Por isso sua idéia foi perfeita! Obrigada mesmo! Bjs

Anônimo disse...

Parabéns pela tua criatividade! Com certeza essa arvore teve um sentimento maior pois foi feito por você mesma! Felicidades aos dois! bjs

Postar um comentário